segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Titãs
Composição: Erasmo Carlos / Roberto Carlos
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!
COMENTARIOS SOBRE A MÚSICA : na minha opinião essa música já é bem a sua cara né SELMA, mais assim ela fala bem da vida né,como o nome próprio diz que a vida tem que ser bem vivida, bem compartilhada, aconteça o que for temos que saber viver a vida DEUS nos dêu ela com tanta alegria temos que dá AMOR para DEUS como ele nos dêu .. POIS ELE DÊU A VIDA !!!!
e que temos que escolher melhores caminhos para nós mesmo e é isso . OBRIGADO SELMA ! BEIJOS :**
quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ALUNOS: FELIPE E NATHÁLIA .1° ano C
HISTÓRIA
A Ginástica Geral engloba as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim), a Dança, as atividades acrobáticas com e sem aparelhos, além das expressões folclóricas nacionais, destinadas a todas as faixas etárias e para ambos os sexos, sem limitações para a participação e, fundamentalmente, sem fins competitivos.
A Ginástica Geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social.
Dentre os principais objetivos da Ginástica Geral podemos citar os seguintes:
. Oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividades físicas de lazer fundamentadas nas atividades gímnicas; . Integrar várias possibilidades de manifestações corporais às atividades gímnicas; . Oportunizar a auto-superação individual e coletiva, sem parâmetros comparativos com outros; . Oportunizar o intercâmbio sócio-cultural entre os participantes ativos ou não; . Manter e desenvolver o bem estar físico e psíquico pessoal; . Promover uma melhor compreensão entre os indivíduos e os povos em geral; . Oportunizar a valorização do trabalho coletivo, sem deixar de valorizar a individualidade neste contexto; . Realizar eventos que proporcionem experiências de beleza estética a partir dos movimentos apresentados, tanto aos participantes ativos quanto aos espectadores; . Mostrar nos eventos as tendências da ginástica.
PROVAS
Você sabe o que é a Gymnaestrada Mundial?
A Gymnaestrada Mundial é o festival internacional mais importante da Ginástica Geral, sendo este o evento oficial da Federação Internacional de Ginástica para a modalidade, onde vários países se encontram quadrienalmente para realizar apresentações, trocar informações sobre os trabalhos desenvolvidos em seus países e discutir a Ginástica Geral como importante elemento para o aprimoramento humano.
O nome “Gymnaestrada” é um termo criado a partir de duas origens: “gymna” alude à “ginástica” e “strada” refere-se à “caminho”, determinando o significado “caminho da ginástica”. Esta idéia simboliza um dos conceitos fundamentais da Gymnaestrada Mundial.
O idealizador da Gymnaestrada foi o holandês Jo Sommer, cuja idéia era realizar um evento sem a preocupação com o aspecto competitivo, isto é, um evento em que os participantes comparecessem pelo prazer de sua performance e sem limitações de qualquer tipo.
O ideal da Gymnaestrada sintetiza-se na seguinte frase:
“Os vencedores na Gymnaestrada são os participantes”.
A Gymnaestrada é realizada desde 1953, sendo que a última realizada foi na cidade de Gotemburgo, Suécia, no período de 04 a 10 de Julho de 1999. A próxima Gymnaestrada Mundial ocorrerá em Portugal, em 2003. Abaixo temos um quadro resumo sobre as Gymnaestradas e a participação brasileira nas mesmas.
* A partir da 9ª Gymnaestrada a Federação Internacional de Ginástica passou a denominá-la Gymnaestrada Mundial.
Dados preliminares fornecidos pelo Comitê Organizador da 11ª Gymnaestrada Mundial.
A presença da Ginástica Geral como um comitê específico dentro da estrutura da FIG a partir de 1984, vem demonstrar a importância deste fenômeno de massa que envolve um incontável número de praticantes em todo o mundo, ultrapassando em larga escala o total de atletas das modalidades competitivas dirigidas pela mesma federação.
Coexistem com a FIG, outras federações internacionais que regulamentam modalidades gímnicas não abrangidas por ela até o momento. Entre elas destaca-se a Federação Internacional de Trampolim (FIT) responsável pelo Trampolim Acrobático e pelo Duplo Mini-Trampolim, ambas modalidades competitivas porém não olímpicas e a Federação Internacional de Esportes Acrobáticos (IFSA) que coordena a Ginástica Acrobática e o “Tumbling”.
Com relação aos Jogos Olímpicos a Ginástica é oficialmente representada nas modalidades Ginástica Artística Masculina desde 1908 em Londres, a Ginástica Artística Feminina desde 1928 em Amsterdã e a GRD desde 1984 em Los Angeles. Sem caráter competitivo, a Ginástica Geral tem sempre abrilhantado as Cerimônias de Abertura dos Jogos, caracterizando-se como um dos pontos altos destes eventos, onde a criatividade, a plasticidade, a expressão corporal se fazem presentes na participação sincronizada de um grande número de ginastas.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Geografia ......
As rochas são formadas por dois ou mais minerais agrupados. Existem três classificações para as rochas, de acordo com a sua formação: magmaticas, sedimentares e metamórficas.
Rochas Magmáticas
As rochas magmáticas, ou ígneas, como também são chamadas, são formadas pelo magma solidificado expelido por vulcões, e ainda podem ser subdivididas em dois tipos: intrusivas e extrusivas;
Rochas magmáticas intrusivas
São as rochas formadas pelo magma que se solidificou em grandes profundidades. O granito é uma das variedades desse tipo de rocha. No Brasil, algumas serras são formadas de granito, como a da Mantiqueira, do Mar, e algumas serras do Planalto Residual Norte-Amazônico.
granito
Granito
Rochas magmáticas extrusivas
São as rochas que são formadas pelo magma solidificado na superfície. Um exemplo de rocha extrusiva é o basalto.
basalto
Basalto
Rochas Sedimentares
São formadas através da sedimentação de partículas de outras rochas existentes ou de materiais orgânicos. As rochas sedimentares podem ser divididas em três tipos: clásticas, orgânicas e químicas.
- Clásticas
Também chamada de rochas sedimentares detríticas, são formadas por detritos de outras rochas antigas. Como exemplo de rocha clastica, existe o Arenito, Tilito, etc.
arenito
Arenito
- Orgânicas
As rochas sedimentares orgânicas são formadas por restos de animais e vegetais mortos, que vão se acumulando em alguns locais, e através de grande pressão e temperatura, dão origem á rochas e minerais como calcário, carvão mineral, petróleo, etc.
calcario
Calcário
- Químicas
São formadas quando o líquido (água) onde os sedimentos de rocha estão dispersos, se torna saturado. As rochas químicas em geral formam cristais. Ex: calcita, aragonita, dolomita, estalactites e estalagmites.
estalagmites
Estalagmites
Rochas Metamórficas
As rochas metamórficas são rochas que sofreram alterações na sua estrutura em decorrência de altas pressões e temperaturas. Exemplos de rochas metamorficas são o mármore, quartzito (de onde é extraído o quartzo), etc.
Quartzo
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Futebol de campo ,
copa do mundo de futebol - 1950
Final da Copa de 1950: Brasil perde na final para o Uruguai
Introdução
O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
Origem do futebol
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.
pai do futebol no Brasil O inglês Charles Miller : pai do futebol no Brasil
História do Futebol : origens
Origens do futebol na China Antiga
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.
Origens do futebol no Japão Antigo
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.
Origens do futebol na Grécia e Roma
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.
O futebol na Idade Média
Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.
Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval.
O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.
O futebol chega à Inglaterra
Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.
O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.
No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.
Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.
No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. Em 2006, aconteceu a Copa do Mundo da Alemanha, que teve a Itália como campeã e a França como vice.A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.
bola de futebol Bola de futebol : final do século XIX
História do Futebol no Brasil
Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.
O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.
Você sabia?
- Comemora-se em 19 de julho o Dia do Futebol.
As regras
Ver artigo principal: Regras do futebol
O futebol infantil é um claro exemplo de variação das regras, onde destaca-se o tamanha do campo e o número de jogadores por equipe.
O futebol é regido atualmente por 17 regras, as quais são utilizadas mundialmente, ainda que dentro das mesmas são permitidas certas modificações para facilitar o desenvolvimento das modalidades feminina, infantil e veterana.[99] Embora as regras sejam claramente definidas, existem certas diferenças na aplicação das mesmas que devem-se a vários aspectos. Um aspecto importante é a região onde é realizado o jogo. Por exemplo, na Europa, particularmente na Inglaterra, os árbitros se destacam por ser mais brandos com as faltas e infrações, reduzindo desta maneira as advertências e expulsões, enquanto que em outros lugares, por exemplo na América do Sul, as faltas são penalizadas com cartões com mais frequência.[100]
As regras do jogo estão definidas pela International Football Association Board, organismo integrado pela FIFA e pelas quatro associações do Reino Unido. Para aprovar-se uma modificação as mesmas devem ter pelo menos os votos da FIFA e de 2 dos 4 votos das associações
britânicas.
Basktebol

Embora o basquete tenha sido inventado no Estados Unidos, sua história começa, na realidade, no vizinho Canadá. Em 6 de novembro de 1861 nasceu nos arredores de Ottawa – mais precisamente no distrito de Ramsay, hoje a cidade de Almonte – James Naismith, o filho de modestos fazendeiros que 30 anos depois inventaria o esporte da bola ao cesto.
James Naismith se formou em artes pela universidade de McGill, em Montreal, e no final do século XIX se mudou para o Estados Unidos, onde as atividades esportivas entraram de vez em sua vida.
Já em Springfield, Massachusetts, Naismitth começou a lecionar educação física na Associação Cristã de Moços (ACM); E foi aí, em 1891, que com o auxílio de cestos de frutas, ele criou o basquete.
No rigoroso inverno de 1891 Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor canadense de educação física para lhe propor um desafio: Criar um jogo sem violência que pudesse ser praticado em ambientes fechados durante o inverno e fosse capaz de estimular os alunos à prática de atividades físicas.
As primeiras idéias do professor Naismith foram que o novo jogo deveria ser jogado com as mãos, precisava ter uma bola, um alvo fixo e, principalmente, ter um sentido coletivo.
Elaborando mais suas idéias, Naismith chegou a conclusão que o alvo fixo não poderia ficar no solo como no hóquei ou no futebol jogado na Inglaterra. A altura de 3 metros e 5 centímetros do chão foi uma solução para agregar dificuldade ao jogo e evitar que os adversários impedissem o acerto do alvo.
Com a ajuda do zelador do colégio, Naismith arranjou dois cestos velhos de frutas, os pregou no ginásio da escola assim nasceu a cesta de basquete. Estas cestas estão expostas no Hall da Fama do Basquete que leva o nome do professor e fica em Springfield, Massachusetts.
Em menos de uma hora o canadense escreveu as 13 regras do novo jogo. As fixou no ginásio e com 18 alunos deu início à primeira partida de basquete da história. Por não terem idéia da proporção que tomaria aquela nova brincadeira, não registrou-se a data exata do cotejo, mas sabe-se pelo que contam os historiadores que o embate se deu em dezembro de 1891, próximo ao Natal.
Pouco tempo depois Naismith teve a idéia de cortar o fundo das cestas, inserindo uma maior dinâmica ao jogo.
No início de 1892 a diretoria do Springfield College aprovou oficialmente o novo jogo e no dia 11 de março do mesmo ano realizou-se, no ginásio Armony Hill, a primeira partida oficial do novo esporte. Cerca de 200 pessoas acompanharam o prélio onde o time dos estudantes bateu a equipe formada por professores pelo placar de 5 X 1.
A primeira bola de basquete foi fabricada pela A. C. Spalding & Brothers, de Chicopee Falls (Massachussets) ainda em 1891, e seu diâmetro eraearly_basketballligeiramente maior que o de uma bola de futebol.
As primeiras cestas sem fundo – cilindros de madeira com bordas de metal – foram desenhadas por Lew Allen, de Connecticut, ainda em 1892. No ano seguinte a Narraganset Machine & Co. teve a idéia de fazer um anel metálico com uma rede pendurada. As tabelas só foram introduzidas em 1895.
James Naismith viu seu inocente jogo crescer e tornar proporções de grande modalidade esportiva. A consagração veio em 1936, em Berlim, quando o professor canadense foi convidado para lançar a bola ao alto na primeira partida de basquete na história dos Jogos Olímpicos.
Hoje, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas praticam basquete em todo o mundo e sua entidade máxima, a FIBA, conta com 215 associações nacionais federadas, 23 a mais que a ONU.
O Basquete no Brasil
A primeira bola de basquete foi trazida ao Brasil em 1894 pelo estadounidense Augusto Shaw, que chegara ao Brasil para lecionar artes no tradicional Mackenzie College de São Paulo.
Por se tratar de um esporte jogado com as mãos e com pouco contato físico, em seus primeiros anos por aqui o basquete foi mais popular entre as mulheres. Só em 1896 que Shaw conseguiu convencer seus alunos de que a modalidade não era coisa de garotas e foi neste ano que se criou o primeiro time masculino do país, a equipe do Mackenzie College.
1896: Primeira equipe brasileira de basquete. Colégio Mackenzie, São Paulo.
1896: Primeira equipe brasileira de basquete. Colégio Mackenzie, São Paulo.
Augusto Shaw residiu no Brasil até 1914 e não pôde ver a massificação da modalidade no país que só aconteceu a partir da primeira década do século XX. Um dos grandes responsáveis pela popularização do basquete no Brasil foi Henry J. Sims, diretor de educação física da ACM do Rio de Janeiro.
Os primeiros campeonatos de basquete no Brasil datam de 1912 e foram realizados no famoso ginásio da rua da Quitanda, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.
As regras só foram traduzidas para o português em 1915 e a Seleção Brasileira foi convocada pela primeira vez em 1922 para disputa de um torneio triangular com Argentina e Uruguai. Sob o comando do técnico Fred Brown, o Brasil sagrou-se campeão desta competição.
No Natal de 1933 foi fundada a Federação Brasileira de Basketball que, em 1941, passou a chamar-se Confederação Brasileira de Basketball.
As 13 Regras do Professor Naismith
Logo de sua criação, o esporte foi normatizado com 13 regras criadas pelo inventor da modalidade, o canadense James Naismith. São elas:
1 – A bola pode ser arremessada em qualquer direção com uma ou com ambas as mãos.
2 – A bola pode ser tapeada para qualquer direção com uma ou com ambas as mãos (nunca usando os punhos).
3 – Um jogador não pode correr com a bola. O jogador deve arremessá-la do ponto onde pegá-la. Exceção será feita ao jogador que receba a bola quando estiver correndo a uma boa velocidade.
4 – A bola deve ser segura nas mãos ou entre as mãos. Os braços ou corpo não podem ser usados para tal propósito.
5 – Não será permitido sob hipótese alguma puxar, empurrar, segurar ou derrubar um adversário. A primeira infração desta regra contará como uma falta, a segunda desqualificará o jogador até que nova cesta seja convertida e, se houver intenção evidente de machucar o jogador pelo resto do jogo, não será permitida a substituição do infrator.
6 – Uma falta consiste em bater na bola com o punho ou numa violação das regras 3, 4 e 5.
7 – Se um dos lados fizer três faltas consecutivas, será marcado um ponto a mais para o adversário (Consecutivo significa sem que o adversário faça falta neste intervalo entre faltas).
8 – Um ponto é marcado quando a bola é arremessada ou tapeada para dentro da cesta e lá permanece, não sendo permitido que nenhum defensor toque na cesta. Se a bola estiver na borda e um adversário move a cesta, o ponto será marcado para o lado que arremessou.
9 – Quando a bola sai da quadra, deve ser jogada de volta à quadra pelo jogador que primeiro a tocou. Em caso de disputa, o fiscal deve jogá-la diretamente de volta à quadra. O arremesso da bola de volta à quadra é permitido do tempo máximo de 5 segundos. Se demorar mais do que isto, a bola passará para o adversário. Se algum dos lados insistir em retardar o jogo, o fiscal poderá marcar uma falta contra ele.
10 – O fiscal deve ser o juiz dos jogadores e deverá observar as faltas e avisar ao árbitro quando três faltas consecutivas forem marcadas. Ele deve ter o poder de desqualificar jogadores, de acordo com a regra 5.
11 – O árbitro deve ser o juiz da bola e deve decidir quando a bola está em jogo, a que lado pertence sua posse e deve controlar o tempo. Deve decidir quando um ponto foi marcado e controlar os pontos já marcados, além dos poderes normalmente utilizados por um árbitro.
12 – O tempo de jogo deve ser de dois meio-tempos de 15 minutos cada, com 5 minutos de descanso entre eles.
13 – A equipe que marcar mais pontos dentro deste tempo será declarada vencedora. Em caso de empate, o jogo pode, mediante acordo entre os capitães, ser continuado até que outro ponto seja marcado.
Nathália,Willian,Matheus .
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Zeus rei de todos os deuses
Afrodite amor
Ares guerra
Hades mundo dos mortos e do subterrâneo
Hera protetora das mulheres, do casamento e do nascimento
Poseidon mares e oceanos
Eros amor, paixão
Héstia lar
Apolo luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
Ártemis caça, castidade, animais selvagens e luz
Deméter colheita, agricultura
Dionísio festas, vinho
Hermes mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes
Hefesto metais, metalurgia, fogo
Crono tempo
Gaia planeta Terra
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
EDUCAÇÃO FISICA
O Handebol é, sem dúvida, o esporte coletivo menos praticado no Brasil, se comparado ao Voleibol, ao Basquetebol e ao Futebol. A diferença mais significativa entre o futebol e o handebol é que o handebol é jogado com as mãos. Em termos gerais, é um esporte com bola, em que duas equipes disputam quem marca mais gols. Curiosamente, nós brasileiros, que adoramos gols, não apresentamos grande interesse pelo handebol. Talvez por ser um esporte que não é transmitido nem pela televisão e nem pelo rádio. Então, onde é que descobrimos como praticar o handebol? A resposta é simples: nas aulas de Educação Física (ainda que alguns professores insistam em não ensinar) e em alguns clubes.
Agora a pergunta principal: como se joga?
- São necessárias duas equipes de sete jogadores, da qual um é o goleiro. O goleiro, durante suas defesas, é o único jogador que pode encostar a bola no pé. Em qualquer outro caso, a bola deverá ser quicada, arremessada ou recebida com as mãos;
- A bola oficial para a prática do Handebol deve ser de couro e sua massa e tamanho variam conforme os sexos: a masculina é uma bola maior, medindo entre 58 cm e 60 cm de diâmetro, com massa entre 425g e 475g. A feminina tem tamanho entre 54 cm e 56 cm, e massa entre 325g e 400g;
- Oficialmente, a quadra deve medir 40 m x 20 m, e ter piso de madeira ou emborrachado, com duas áreas para goleiro que se localizam a seis metros do gol;
- A partida é composta por dois períodos de 30 minutos cada, com intervalo de 10 minutos;
- O ato de um jogador se deslocar quicando a bola é chamado de drible. A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible. Além disso, o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela;
- O tronco pode ser utilizado para interromper o andamento do adversário, mas braços e mãos nunca;
- É permitido tomar a bola do adversário com as mãos abertas. Porém, arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras;
- O time marca ponto quando a bola ultrapassar totalmente a linha do gol;
- Quando a bola cruzar a linha lateral, é cobrado o tiro lateral: o atleta pisa com um pé na linha e, com a bola em mãos, recoloca-a em jogo. Nesse caso, os oponentes devem se localizar a, no mínimo, três metros de distância;
- Ao ocorrer qualquer lance irregular, a cobrança é feita no local onde ocorreu a infração. O time adversário pode formar uma barreira, desde que ela se posicione a três metros da cobrança. Uma curiosidade é que as faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro. Aliás, são dois árbitros por jogo, auxiliados por um cronometrista e um secretário responsável pela súmula;
- O famoso tiro de sete metros é caracterizado pela falta sobre um atacante, quando esse, ao arremessar a bola ao gol, é impedido por uma falta. Para essa cobrança, o árbitro deve apitar, autorizando a jogada. O jogador que executará o tiro deve cuidar para que seus pés não toquem ou ultrapassem a linha de marcação dos sete metros.
Ainda que no Brasil não haja quadras específicas para a prática do handebol, pode-se utilizar a do futebol de salão sem nenhum prejuízo, já que suas dimensões são as mesmas. Além do handebol de salão – mais tradicional – tornou-se comum, em alguns países, a prática recreativa do handebol na praia, que ficou bastante famoso em meados da década de 80 do século XX. Então, agora que você já sabe como jogar e viu que não há desculpas para a falta de local, por que não começar a praticar o handebol?
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
T.E.S.E.
Escola Estadual de Educação Profissional Governador Luis de Gonzaga Fonseca Mota
Nathalia Esthefanie F. Freire
Finanças
Programa de Ação
1)Definição de Negocio:O que é negocio pra você ?
Negocio para mim é ter meu proprio dinheiro, realizar sonhos e etc.
2)Negócio:especifique qual seu negocio,o que você quer? Seu objetivo?
No momento eu não tenho negocio algum mas o que eu quero é ser advogada fazer uma faculdade de direito meu objetivo é ser uma advogada das pessoas comum mesmo.
3)Filosofia do negócio:O que fazer para alcançar a meta desejada ?
Primeiro de tudo estudar pois com os estudos se vai além, tudo é possivel. Pedir a DEUS otimas influências no mercado de trabalho.
4)Enfoque ou Prioridade:O que é mas importante ? O que fazer primeiro ?
Enfoque e Prioridade é muito importante os dois; por exemplo: não só dizer que vai estudar mas sim dar prioridade aos estudos.
5)Postura:Como devo agir mediante a comquista de minha meta ?
Agir com postura,cumprir com meus deveres, ser uma pessoa educada e etc.
6)Diretrizes e Estrategias:O que fazer, que atitudes tomarei para atingir meus objetivos ? Qual meu 2° plano ?
Fazer o melhor para ajudar as pessoas, para atingir objetivos vou correr atras de metas importantes.Meu segundo plano vai ser sempre se envlover mas com o trabalho dar o melhor de mim.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Simple Present Tense
Macete para o uso do S na terceira pessoa do singular (He, She, It):
Sempre quando vocês forem escrever e não souberem se é “S” ou “ES”, lembre do seguinte macete: O – S – SH – CH – X, adicione ES.
Não adiantou muita coisa? Bom, vamos formar uma frase com essas letras:
O Seu SHampoo CHeiroso da Xuxa EStragou!
Simple Present Exercise
1. Adicione S ou ES aos verbos nas sentenças se necessário. Se não for necessário, coloque um X no espaço em branco.
a) He work_s_in a bank.
b) They live_x__ in France.
c) I watch___x_ TV every day.
d) She go__es__ to work by car.
e) The film finish__x__ at ten o'clock.
f) We play__es__ tennis every weekend.
g) They go__es__ on holiday in August.
h) He speak__s__ Italian and French.
i) She do__es_ her homework every night.
2. Escreva frases, usando a forma negativa do Present Simple:
a) (He/not/live/ in Mexico) He doesn't live in Mexico.
b) (She/not//work/in a bank) _she doesn't work in a bank_
c) (I/not/play golf) _I don't play golf.
d) (Paul/not/listen/to teh radio) ___Paul doesn't listen to teh radio
e) (We/not/speak/French) We don't speak french.
f) (You/not/listen/to me!) you don't listen to me !
g) (My car/not/work)_my car doesn't work_
h) (I/not/drink/tea) ___I don't drink tea
i) (Sheila/not/eat/meat) __sheila doesn't eat meat
3. Complete os espaços com a conjugação correta dos verbos no Presente Simples do inglês.
Kristin__wakes up_(wake up) everyday at 7. She_brushes_(brush) her teeth and then____takes (take) a shower. Then she_meets_(meet) with her friend Jennifer and together they__have__(have) breakfast at a little diner near the office. They____get_____(get) to the office at around 8:30. Kristin____goes_(go) to the first floor, where she________works___(work), and Jennifer___takes___(take) the elevator to the 11th floor, where her office__is__(be). Later, they___meet___(meet) again at 12 to have lunch.
4. Complete os espaços com a opção correta: do, does, don't, doesn't, is, isn't, are ou aren't:
a._do_you like ice-cream?
Yes I_do___. I think everybody__do__.
b.__Is___ Kim from Australia?
Nope, she___is____actually Canadian.
c.We___don't__like the beach very much this time of the year. We prefer the mountains.
Really? Why__do__that?
Beaches___are____too crowded in the summer.
_________you always go to the mountains in the summer?
About every two years. It_____a shame that we have more free time to travel.
d. How often__________you go to the movies?
Every week or so. I like to watch all the comedies, but I really___________like horror movies.
Really? Horror movies__________my favorite ones.
e. Rose__________here yet. Where_______she?
Oh, she_______late because of the traffic.
Ok, we can wait.__________she have a car?
No, she_________. She always takes a cab.
f._________those your friends from Spain?
They__________my friends, but they___________Spanish. They__________actually from Argentina.
Oh. __________they go to the same school that you go?
No, they___________students. They________actually Spanish teachers.
TRABALHO DE HISTÓRIA *-*
A religião egípcia pertence à classe dos cultos sem líderes. Akhenaten foi um gênio religioso e poderia ter conduzido seu povo ao monoteísmo, mas, de tal forma ultrapassara a índole de seu tempo, que seus ingentes esforços no sentido de estabelecer a crença em Aten deixaram impressão mínima na vida religiosa dos egípcios.
Os fatos da religião egípcia revelam quase nenhum progresso, dos primórdios da historia à conquista do Egito pelos romanos. Surpreende raça tão altamente evoluída na arquitetura, arte, literatura e mecânica, manter-se tão primitiva na religião.
A mais antiga religião egípcia de que temos noticia, remontando a quatro ou cinco mil anos antes de Cristo, é o animismo, com tendência para o politeísmo. Neste estágio permaneceu, praticamente, sem nenhum progresso, por milênios.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
TRABALHO DE ESPANHOL

------------------------------------------------------------------------
pincel para quadro-cepillo de mesa -

----------------------------------------------------------------------------------------
Professor-profesor -

------------------------------------------------------------------------------------
Birô-oficina-

-----------------------------------------------------------------------------
diario-lista de chamada-Diario-la lista de llamadas-

------------------------------------------------------------------------------------
caneta-pluma-

-------------------------------------------------------------------------------------------
lápis-lápiz-

--------------------------------------------------------------------------------------------
lápis de cor-lápis de cor-

----------------------------------------------------------------------------------------------
lápis de cera-lápiz de color-

----------------------------------------------------------------------------------------------
lapicero-lapiseira-

------------------------------------------------------------------------------------------------
grafite-grafito-

-------------------------------------------------------------------------------------------
borracha-caucho-

-------------------------------------------------------------------------------------------
caderno-cuaderno-

---------------------------------------------------------------------------------------------
mochila-mochila-

-------------------------------------------------------------------------------------------
estojo-caso-

-----------------------------------------------------------------------------------------
carteira-cartera-

------------------------------------------------------------------------------------------
corretivo-correctivo-

------------------------------------------------------------------------------------------
régua-gobernante-

-----------------------------------------------------------------------------------------------
cantina-cantina-

-------------------------------------------------------------------------------------------
mural-mural-

---------------------------------------------------------------------------------------------
aviso-advertencia-

------------------------------------------------------------------------------------------
apontador-puntero-

.


quarta-feira, 28 de abril de 2010
TRABALHO DE INGLÊS.
Anguila, Antígua e Barbuda, Austrália (Australian English), Bahamas, Barbados, ilhas Bermudas, Belize, Canadá (Canadian English), ilhas Cayman, Domínica, Gibraltar, Granada, Guernsey, Guiana Inglesa, nas ilhas Virgens, ilha de Man, Jamaica (Jamaican English), Jersey, ilhas Malvinas, Montserrat, Nauru, Nova Zelândia (New Zealand English), Irlanda (Hiberno-English), ilhas Pitcairn, Santa Helena, Santa Lúcia, Saint Kitts e Nevis, São Vicente e Granadinas, Geórgia do Sul, Território Britânico do Oceano Índico, Trindade e Tobago, ilhas Turks e Caicos, o Reino Unido (várias formas de British English), ilhas Virgens americanaa, África do Sul, República da Irlanda, Reino Unido.
O inglês é a língua oficial e secundária em: Camarões, Fiji, Estados Federados da Micronésia, Ghana, Gâmbia, Índia, Kiribati, Lesoto, Libéria, Quênia, Namíbia, Nigéria, Malta, ilhas Marshall, Paquistão, Papua Nova Guiné, Filipinas, Porto Rico, Ruanda, ilhas Salomão, Samoa, Serra Leoa, Sri Lanka, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
Parece que o inglês é oficial em cerca de 45 países e não é língua oficial nos EUA, o que existe é a liberdade dos estados escolherem sua própria língua, sendo que 27 estados americanos escolheram inglês como língua oficial, e destes apenas três estados (Hawaii, Novo México e Louisiana) definiram o inglês como sua única língua oficial, mas não existe a nível federal uma língua oficial nos EUA.
TRABALHO DE INGLÊS.

nome do país :nova zelândia
forma de gorveno:monarquia palarmentarista
moeda utilizada:dólar da nova zelândia
POPULAÇÃO:
Total: 3,9 milhões (2000), sendo europeus bretões 86%, maoris 10%, samoanos e ilhéus do Pacífico 4% (1996).
Densidade: 14,42 hab./km2.
População urbana: 86% (1998).
População rural: 14% (1998).
que 5% (2000).
IDH (0-1): 0,903 (1998).
Comidas tipicas:as frutas típicas do país, como Kiwi e kumara. Também gostam de comer muito peixe e mariscos.
Dentre as sobremesas, a mais conhecida é a Pavlova, que usa chantilly e frutas frescas.
QUÍMICA.
Mistura Comum.
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação.

Misturas Azeotrópicas
São misturas em que o ponto de ebulição não se altera, em temperatura constante, comportando-se como um composto químico ou um elemento. Esse tipo de mistura acontece quando o ponto de ebulição atinge o patamar.É muito comum entre líquidos.

Misturas Eutéticas
São misturas em que o ponto de fusão dos elementos que a compõem são maiores que o da mistura eutética. Isso é muito comum em misturas entre metais.
LITERATURA '
Literatura é tudo aquilo que envolve semtimentos,sonhos. Ela recria textos estuda a poesia literatura vem de letras por isso a literatura esta presente em tudo que fazemos.
QUÍMICA.
Peneiração
A peneiraçao é um método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-sólido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação, ou seja, utiliza-se uma peneira que permite que alguns sólidos pequenos passem.
Utilizado quando uma mistura de solidos granulado,cujo tamanho das particulas é sensivelmente diferente é colocada sobre uma peneira e submetida a agitação.EX:mistura areia fina e pedregulhos.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Evaporação
A evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.
O movimento térmico de uma molécula de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar, isto é, sua energia cinética deve exceder o trabalho de coesão aplicado pela tensão superficial à superfície do líquido. Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente a altas temperaturas, a altas vazões entre as fases líquida e vapor e em líquidos com baixas tensões superficiais (isto é, com pressões de vapor mais elevado). Um exemplo para tal fenômeno é a transpiração (suor).E tambem as salinas pois asim é extraido o sal onde uzamos nas nosas cosinhas;)
----------------------------------------------------------------------------------------------
Separação magnética
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Campos magnéticos são aplicados à mistura para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.
Ex: areia e limalha de ferro, enxofre e limalha de ferro.
É utilizado para separar do lixo objetos de metal que serão reciclados.Um outro exemplo simples é a separação de linha e agulha através de um imã.
Exemplo: Usa-se um imã para separar um metal do lixo.
É chamado também de Imãntação.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Levigação
Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Centrifugação
Consiste em aumentar a velocidade de decantação com um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador(que faz com que a mistura contida no tubo decante mais rapidamente). Esta máquina pode ser usada, por exemplo, na separação de glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo ou para separar a nata do leite. Então a separação fica muito densa. Assim a substância fica retida na parede onde após e extraída.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Decantação
A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas.
Utilizada principalmente em diversos sistemas bifásicos como sólido-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em um recipiente de preferência fechado (no caso de substâncias como gás e vapor e de acordo o interesse do produto da separação, obrigatoriamente fechado) e espera-se a sedimentação do componente mais denso.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Dissolução fracionada
Dissolução fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.Pois, assim, o líquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente...-------------------------------------------------------------------------------------------
Flotação

--------------------------------------------------------------------------------------------
Destilação fracionada
As misturas homogêneas formadas por dois ou mais líquidos oferecem uma razoável dificuldade para sua separação. A técnica da destilação fracionada pode ser usada com sucesso para separar algumas misturas desse tipo. É uma técnica complexa e sobre ela vamos apresentar apenas uma breve noção.A destilação fracionada é um aprimoramento da destilação simples, na qual uma coluna de vidro cheia de obstáculos é colocada entre o condensador e o balão na qual a mistura é aquecida.
Os obstáculos permitem que o componente de menor ponto de ebulição chegue mais rapidamente ao condensador e destile primeiro. Assim que ele destilar totalmente, destilará o próximo componente liquido da mistura, que é recolhido em outro frasco. E assim por diante.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Centrifugação
Consiste em aumentar a velocidade de decantação com um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador(que faz com que a mistura contida no tubo decante mais rapidamente). Esta máquina pode ser usada, por exemplo, na separação de glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo ou para separar a nata do leite. Então a separação fica muito densa. Assim a substância fica retida na parede onde após e extraída.---------------------------------------------------------------------------------------------
Historia.


Paleolítico é o período em que eles se comunicavam através de imagens. Para dizer algo as outras pessoas que estavam na caverna. A imagem esta pintada em umas da suas cavernas .
O Periodo Neolitico apresenta novas descobestas onde eles descobriram o Fogo.E também chamado da idade da Pedra. Falando agora da imagem eles estão trabalhando em equipe todos juntos.
